Hospedagem de Site Grátis – Saiba se Vale a Pena!

A hospedagem de site é um serviço essencial para que seu site esteja disponível, “no ar”, de modo a ser acesso pelo seu público a qualquer momento.

Existem assim, diversas empresas que oferecem esse serviço de forma gratuita. No entanto, será que vale mesmo a pena essa opção?

Muitas vezes a economia pode parecer essencial, a fim de realocar os investimentos para outras estratégias.

Contudo, o site é uma plataforma extremamente importante. Através dele, diversas estratégias de marketing digital serão aplicadas a fim de:

  • Atrair o público-alvo;
  • Gerar visibilidade e autoridade.

Então, ao longo deste artigo iremos mostrar se realmente vale a pena utilizar esse serviço, confira!

Hospedagem De Site Grátis

Em um mercado bastante competitivo no qual, vemos opções de hospedagem de site barata e outras gratuitas, a segunda parece muito vantajosa.

Isso porque ela promete economia nos custos do negócio. Mas, quando optamos por um serviço gratuito e isso não “sai de graça”.

Já que existem empresas que oferecem-no como isca digital e conforme você usa, descobre que o serviço é de baixa qualidade.

Logo, acaba migrando para planos pagos também de baixa qualidade. Em outros casos, a hospedagem com domínio grátis não quer lhe vender nada.

Mas, acaba tornando sua plataforma limitada de funcionalidade, recursos, suporte, etc.

Isso porque a empresa não vende espaço em seu servidor. O que torna difícil investir no crescimento desse e ao mesmo tempo, diversas outras pessoas estão usando o serviço.

Com isso, ele acaba se tornando limitado para uso e sua plataforma é prejudicada nesse processo.

Os contras da hospedagem de site gratuita

Como dito antes, a hospedagem de site grátis oferece diferentes tipos de limitações ao site ali armazenados.

O que acontece porque elas querem hospedar o máximo de sites possíveis. Desse modo, cada usuário recebe bem menos do que nos planos mais simples de hospedagens pagas.

  • Banco de dados: em primeiro lugar, vale considerar o pior tipo de limitação que afeta sua empresa a longo prazo. Isso porque todo dado armazenado na hospedagem com domínio grátis pertence à empresa que o cedia. Dessa forma, quando você desejar investir em um serviço pago, não será possível migrar as informações, conteúdos, entre outros;
  • Desempenho do site: devido à baixa disponibilização de recursos, um site hospedado gratuitamente acaba sofrendo algumas baixas. Uma delas é relacionada a sua velocidade, ou seja, o tempo de carregamento de suas páginas que se torna lento. Além disso, outro ponto é a falta de estabilidade que pode deixar seu site “fora do ar” muitas vezes. Portanto, o serviço gratuito acaba oferecendo um uptime reduzido. Esses dois pontos são cruciais para o ranqueamento no Google, pois, o buscadores compreende sua importância para experiência do usuário. Logo, quando o site não oferece bom desempenho, ele acaba sendo penalizado;
  • Falta de suporte: outra limitação da hospedagem de site gratuita é que quando algum problema ocorre na plataforma, você não terá suporte. Desse modo, sendo o responsável por solucionar algo – caso saiba como;
  • Subdomínio: vale destacar ainda que esse tipo de plataforma será um subdomínio da empresa que oferece a hospedagem. E com isso, é bem provável que seu endereço https leve o nome dela antes ou após o nome da sua plataforma (www.nomedaempresa.seusubdomínio.com.br).

Portanto, a gratuidade que a princípio parece bastante vantajosa com o tempo mostra o contrário.

Tirando assim, toda a autonomia sobre a plataforma, já que ela não será verdadeiramente sua. Bem como, ainda prejudica sua otimização SEO.

O que fazer então?

De maneira resumida, o serviço gratuito pela falta de recursos e suporte, inviabiliza a criação de uma plataforma profissional e séria.

Sendo assim, indicado apenas para quem deseja veicular conteúdos online sem fins comerciais. Até mesmo para blogs com intenção comercial, eles não são adequados.

Frente a isso a solução é investir no serviço pago, o que pode ser feito sem gastar muito, uma vez que, as empresas trabalham com planos.

Por exemplo, a BQHost que oferece hospedagem de site com 30 dias grátis, para teste, possui 3 tipos de planos. Cada um deles se voltando a diferentes necessidades e estágios de um negócio.

Então, se você está iniciando é possível contratar um plano mais barato com uma menor quantidade de recursos.

Mas, que ainda assim irá suprir as necessidades do seu site. Podendo fazer upgrade quando precisar de mais recursos, adquirindo um novo plano.

Além disso, a empresa oferece o registro de domínio grátis – conferir condições!

Dúvidas Frequentes

  • Qual o maior risco da hospedagem grátis? Entre todos os contras que esse serviço oferece, o maior de todos é o risco de perda da sua plataforma. Uma vez que, como ela não é realmente sua e, sim, apenas um subdomínio emprestado. A empresa pode retirá-lo do ar sem dar satisfações e, com isso, todo seu trabalho ser perdido;
  • Quanto custa uma hospedagem de site barata? os planos da HostGator atual não tem opção gratuita,mas é uma boa pra você que esta começando, você consegue planos iniciais de apenas 24,19 reais por mês, podendo chegar a apenas 47,24 reais mensais no mais completo e ilimitado com SSD; confira essas ofertas
  • O que é uptime e por que é tão importante? Esse conceito, diz respeito ao tempo em atividade. Ou seja, de permanência do seu site “no ar” e que deve ser de pelo menos 99% do tempo. Do contrário, o Google penaliza a plataforma já que essa será considerada de baixa performance e estabilidade, prejudicando seu ranqueamento.

Conclusão

Foi possível então, ver ao longo deste conteúdo, o porquê uma hospedagem de site grátis não vale a pena para quem deseja um site de fins comerciais.

Isso porque além da falta de autonomia, suas estratégias de marketing podem ser prejudicas diretamente. Tanto pela questão de desempenho, pela quantidade limitada de recursos.

Por exemplo, a falta de memória disponível para criar conteúdos, fazer uploads de mídias na plataforma, etc.

Então, para criar um projeto profissional, o ideal é um serviço pago. Na Hostgator, você consegue hospedagem de site com R$ 29,69/Mês, além de domínio gratuito no plano anual Clique Aqui para acessar o site Oficial da HostGator. Mais se você quiser uma mais robusta para um projeto maior aconselho a DreamHost Para acessar o Site Oficial Clique Aqui

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o para que mais pessoas possam se beneficiar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. natalia disse:

    muito legal essa dica para criar o meu site com esta hospedagem…